Comemoração do Dia Internacional da Mulher na Sede do Sindiserviços-DF

Por Imprensa Sindiserviços-DF – Robson Oliveira Silva
No Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março (quarta-feira), o Sindiserviços-DF – sindicato das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, convida as trabalhadoras para participarem do dia de beleza e estética na sede do sindicato – SCS Edifício Jockey Club – Sobreloja, informações: (61) 3579-9201.
As trabalhadoras terão atendimento especial para cuidar gratuitamente dos cabelos (vir com os cabelos lavados), sobrancelhas e unhas.
A atividade também contará com as presenças da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), delegada Ana Carolina (DEAM/DF) e Thaísa Borges, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/DF.
As trabalhadoras terceirizadas nunca fugiram da luta e desde os anos oitenta têm os salários, tíquete alimentação e demais direitos unificados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindiserviços-DF.
A partir de 2002, com a vitória da chapa “Oposição Limpeza”, liderada pela copeira Maria Isabel Caetano dos Reis, atual presidente do Sindiserviços-DF, as trabalhadoras passaram a conquistar mais clausulas especificas para as mulheres, contribuindo significativamente para diminuir os casos de assédios moral e, principalmente, sexual na categoria.

Como se defender das agressões

Porém, ainda, infelizmente, há homens que insistem em infringir às leis de proteção às mulheres.
Mas, para o combate a tais atitudes irracionais machista, existe a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que define que violência doméstica contra as mulheres é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir agressores.
Para maior eficiência no combate aos casos de assedio, agressões físicas/psicológicas e possíveis casos de feminicídios, a diretora de Política para as Mulheres e Combate ao Racismo do Sindiserviços-DF, Maria Helena Pereira Santos, tem sistematicamente orientado as trabalhadoras para denunciar os agressores no Sindiserviços-DF (61) 3379-9500 ou nos canais oficiais da Delegacia Especial de Proteção às Mulheres (DEAM-DF): (61) 3207-6172 / 3207-6195 / 98362-5673. Ou ainda, na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – é um canal exclusivo criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
Sindiserviços-DF – Unidas e Unidos Somos Fortes!!!