Diretoria Executiva

PRESIDENTE

Maria Isabel Caetano dos Reis

(Empresa Ipanema)

Mineira de Paracatu, ingressou no movimento sindical nos anos 1990 para combater a péssima administração que existia no Sindiserviços-DF – na época Sindilimpeza/DF. Em 1999, liderou o movimento de oposição que conquistou no voto a direção da entidade e que contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasília CUT Brasília. Em 2002, após a eleição vitoriosa, o Sindiserviços-DF sofreu uma intervenção temporária da Justiça, devido à denúncia eleitoral infundada, feita pelo grupo de pelegos derrotados que destroçaram financeiramente o sindicato e desonram as trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados no Distrito Federal (DF) por utilizar o sindicato para defender interesses pessoas e dos patrões. O que foi comprovado e levou os denunciantes a serem processados e condenados pela Justiça.  Dona Isabel é referencia nacional e internacionalmente como liderança da CUT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT). Também é membro suplente da CUT no Conselho Regional do SENAC-DF. Sua liderança trouxe uma nova realidade política e patrimonial para o Sindiserviços-DF. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a categoria é referencia nacional por transformar significativamente à realidade de atuação sindical, com comprometimento com o patrimônio da categoria e por conquistar reajustes salariais significativos juntamente com tíquete alimentação acima da inflação com avanços sociais expressivos e que estão garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria. Dona Isabel faz questão de frisar que ainda há muito que lutar pela garantia do emprego, regulamentação da profissão com direitos e conquistas respeitadas, melhores salários, dignidade profissional com avanços sociais e qualidade de vida para os trabalhadores e seus familiares. Em julho de 2016, por seu dinamismo, liderança e consciência de classe, a presidente do Sindiserviços-DF foi agraciada com o Prêmio MPT 10, concedido pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e em Tocantins (MPT da 10ª Região DF/TO).

SECRETÁRIA GERAL 

Andréa Cristina da Silva (Empresa Apecê)

Com importante participação no movimento sindical desde 2004, a Brasiliense de nascimento é parte integrante da historia de conquistas do Sindiserivços-DF.  Vai para a sua segunda gestão como secretaria Geral do sindicato, no que tem se notabilizado nas mesas de negociação com os patrões com participação firme e pontual na defesa dos interesses da categoria. Sua assistência é constante na base e no assessoramento à diretoria, além de ser referencia na organização dos movimentos grevistas e de reivindicações de melhorias nas condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores. Em 2016 representou o sindicato no II Encontro Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador que debateu políticas contra o assédio moral no trabalho. Tem atuação proponente nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

TESOUREIRO 

Osmar Félix de Oliveira (Empresa Mastro’s)

Goiano do município de São Domingos está no movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores desde 1999. Em 2002, esteve à frente do grupo de sindicalistas que varreram os pelegos do sindicato e participou da Junta Governativa que chamou novas eleições e derrubou à injusta intervenção no Sindiserviços-DF. Tem ampla experiência na diretoria financeiro da entidade, sendo um dos principais responsáveis por sua estruturação financeira e crescimento patrimonial, sendo rigoroso na prestação de contas com total transparência, marca principal das direções Cutistas. Alem da forte atuação no movimento sindical em defesa da categoria e religioso atuante da Igreja Divino Espírito Santo, no Araponga, em Planaltina-DF. É presença marcante e proponente de políticas em devesa da classe trabalhadora nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETORA DE POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Selene Siman (Empresa Juiz de Fora)

Ingressou no movimento sindical em 2002, exatamente no mesmo ano da bem sucedida campanha da categoria pela derrubada da intervenção judicial e expulsão dos pelegos da direção do Sindiserviços-DF. Nascida no município de Anápolis, em Goiás, tem participação decisiva no contato direto com a categoria e na organização dos movimentos grevistas e reivindicatórios. Ex-suplente da Diretoria Executiva, atualmente também exerce a função de secretária de Saúde do Trabalhador da CUT Brasília. Tem atuação destacada em diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETOR DE FORMAÇÃO SINDICAL

Jorge Luiz Prates (Empresa Servsol)

Trabalhou nas usinas de álcool no Sul de Minas Gerais. Integrou, em 1995, a direção da Associação dos Trabalhadores Terceirizados da Câmara dos Deputados (Astecom). Foi presidente da mesa que elegeu a junta de retomada do Sindiserviços-DF, em 2002. No mesmo ano, foi eleito 2º secretário. Foi delegado representante do Sindicato na Contracs-CUT e secretário de Combate ao Racismo de 2009 a 2012 da CUT Brasília. Já participou de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovidos pela Contracs-CUT.

DIRETORA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES E COMBATE AO RACISMO

Maria Helena Pereira Santos (Aposentada)

Nascida na Vizinha cidade de Curumbá de Goiás, já atuou por dois mandatos no Conselho Fiscal do Sindiserviços-DF. É participante assídua nas plenárias de organização dos trabalhadores e tem sido delegada nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e do Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT. Nos anos de 1990 militou no Movimento Sem Terra (MST) e na organização de mulheres. Também, nesse mesmo período, atuou coletivamente na defesa de benfeitorias para a comunidade na Associação de Moradores de Sobradinho II. É a atual Diretora de Política Para as Mulheres e Combate ao Racismo.

DIRETOR DE POLÍTICAS SOCIAIS E HABITACIONAIS

Rogério de Souza Ferraz (Empresa Planalto Service)

Natural de Brasília, integra a nova geração de dirigentes sindicais formados pelo Sindiserviços-DF. Tem extensa militância político e sindical, com participação decisiva nos principais momentos reivindicatórios e movimentos de greves da categoria. Foi responsável pela implementação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Projeto Meu Primeiro Emprego, juntamente com o Projeto Incubadora – Sustentabilidade, na UnB. Rogério também tem destacada atuação nas ações sociais comunitárias na cidade satélite de Planaltina/DF. É delegado proponente nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

Antônio de Pádua Lemos (Aposentado)

Fundador e dirigente da Associação dos Cabineiros criada em 1985 e que foi responsável pela fundação do Sindicato dos Cabineiros, tendo obtido sua Carta Sindical em 1988. Em 1994 juntou-se a chapa de oposição do Sindilimpeza/DF, atual Sindiserviços-DF e desde 2005 é integrante da direção executiva do Sindiserviços-DF. Piauiense, tem atuação social comunitária como fundador e presidente da Associação dos Moradores do Córrego das Antas, juntamente com atuação religioso na Igreja Nossa Sra. do Rosário de Brasília. É o atual diretor de Comunicação e Imprensa do sindicato e tem intensa participação como dirigente em diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

 

DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS 

Raimundo Conceição Mascarenhas Filho (Empresa Juiz de Fora)

Maranhense de Buriti da Inácia Vaz, a partir de 2000 teve participação marcante nas comunidades de base no interior do Maranhão e Pará e na organização das associações de moradores no Povoado Belém (zona rural). No Distrito Federal (DF) está no movimento sindical desde 2007, compondo a nova geração de sindicalistas. Em 2013/2014 foi eleito para CIPA do Hospital de Base de Brasília (HBB). Participou do movimento estudantil no Grêmio Estudantil do Centro Educacional 02 do Guará II, atualmente é estudante de direito na Universidade Católica de Brasília. É presença marcante nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

Diretoria Suplente

DIRETORA SUPLENTE

Leiliane Araujo de Lima (Empresa Dinâmica)

Da nova geração de lideranças formadas na luta, passou a atuar firmemente no movimento dos trabalhadores em serviços a partir de 2005. Paraibana de Pombal, logo se destacou pela intensa participação nos principais movimentos da categoria. Experiente, na gestão passada atuou como diretora de Assuntos Jurídicos e já foi secretária Geral do sindicato. Tem forte participação na organização do movimento sindical e liderança destacada nos movimentos grevistas e reivindicatórios da categoria. Já participou como dirigente de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETORA SUPLENTE

Jacira Barreira do Nascimento Silva (Empresa Ipanema)

Nascida no município de Marabá, no Pará, entrou no movimento sindical em 1997. Identificada com a luta da categoria, foi muito importante na luta para tirar o Sindiserviços-DF das mãos do pelegos. Por sua liderança e atuação de fibra, vem sendo eleita para a direção da entidade desde então. Já foi secretária Geral, diretora Financeira e na gestão passada diretora de Comunicação e Imprensa. Como dirigente representou o Sindiserviços-DF em diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETORA SUPLENTE

Ana Lúcia da Silva Lemos (Empresa Humana)

Brasiliense ingressou no movimento sindical em 1998, juntando-se à oposição cutista. Desde a vitória sobre a direção pelega tem participado de todas as lutas da categoria. Foi suplente do conselho fiscal e delegada nos Congressos da CUT e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT. É atual secretaria da Igualdade Racial da Confederação dos Trabalhadores do Serviço e Comercio (Contracs-CUT) e Também atua no movimento comunitário desde 1996 junto a Associação dos Moradores do Córrego das Antas-DF.

DIRETORA SUPLENTE

Edinelza Antunes de Souza (Empresa Dinâmica)

Atuante no movimento político e sindical, sempre esteve presente nas lutas e greves da categoria. É diretora do Sindiserviços-DF e delegada suplente da Confederação dos Trabalhadores do Serviço e Comercio (Contracs-CUT). Baiana de Mairi também tem atuação marcante como vice-prefeita de Quadra e faz parte da Liga Esportiva do Riacho Fundo II. Foi delegada do Orçamento Participativo do DF, responsável pela pasta de segurança do Riacho Fundo II. Representado do Sindiserviços-DF já participou de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETOR SUPLENTE

Eli Carlos Rocha Evangelista (Empresa Dinâmica)

Da nova geração de dirigentes sindicais, iniciou sua atuação no movimento como delegado em 2007. É atual diretor suplente e tem representado o sindicato nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF e no Congresso Nacional da Contracs-DF (Vitória/ES). Faz parte do Grupo de Formação Jovens e Adultos da CUT Brasília. É membro do Conselho Nacional da Juventude, segmento vinculado ao Governo Federal.

DIRETORA SUPLENTE

Rosete de Sousa (Empresa Ágil)

É também da geração que afastou, pelo voto e pela defesa dos interesses da categoria, a pelegada do Sindiserviços. Atuando desde 1997, fez parte da chapa eleita em 1999. Maranhense de Matinha, ex-diretora suplente. Tem extensa participação em congressos e seminários voltados para decidir os rumos do movimento sindical. Representado do Sindiserviços-DF já participou de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

DIRETORA SUPLENTE

Neurimar Maciel da Conceição (Empresa Dinâmica)

Ingressou no movimento sindical em 2007 na Comissão Eleitoral do Sindiserviços-DF. Atualmente é suplente do Conselho Fiscal e representante dos trabalhadores terceirizados da empresa Dinâmica na Comissão de Combate ao Assédio Moral. Maranhense do município de Paraibano. Foi uma das representantes no Congresso Nacional da CUT (Concut) em 2008. Em 2011 e 2015 foi delegada no Congresso da Contracs-CUT, em Guarapari/ES.

DIRETOR SUPLENTE

Jecy Jones de Oliveira Lima

Incluir texto…

 

Conselho Fiscal

CONSELHO FISCAL 

Pedro Coelho Rodrigues (Empresa Juiz de Fora)

Nascido em Cocal dos Alves, é outro piauiense da Unidade na Luta. Está atuando com intensidade no movimento sindical do Distrito Federal desde 2008. É atualmente membro efetivo eleito do Conselho Fiscal do Sindiserviços-DF. Religioso, é auxiliar de obreiro na Assembléia de Deus. Já participou como dirigente de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.

CONSELHO FISCAL

Joaquim Oliveira de Andrade (Empresa Cristal)

Mineiro do município de Senhora do Porto é recém chegado no movimento sindical e integrante militante do segmento Unidade na Luta, trazendo sangue novo e oxigenando à direção do Sindiserviços-DF. É liderança junto aos trabalhadores do seu local de trabalho. Encarregado de manutenção e portaria na Upis – Faculdades Integradas. Sua política de liderança é o dialogo e a luta pelos direitos da categoria. Nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT, tem presença marcante.

CONSELHO FISCAL

Marcondes José Maia

Incluir texto…

Suplentes Conselho Fiscal

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Maria dos Remédios da Silva Madeira (Empresa Ipanema)

É outra dirigente oriunda do movimento de oposição à direção pelega dos anos 1990. Piauiense de Palmeirais, já foi conselheira fiscal e é atual diretora suplente da diretoria executiva. Em 2002 também atuou na retomada do sindicato quando da intervenção da Justiça, por meio de denuncia eleitoral infundada. É dirigente atuante nos Congressos da CUT Brasília e nacional e Plenárias da Contracs-CUT.

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Hildete Torres Maia (Empresa Sempre Alerta)

Do município de Monte Alegre, no interior do Piauí, teve importante participação como agente sindical em 1999 juntamente com os trabalhadores terceirizados de oposição aos pelegos que haviam se instalado no sindicato para utilizá-lo para interesses pessoais escusos e a serviço dos patrões. É liderança religiosa na Assembléia de Deus de Planaltina/DF, desde os anos 1990. Na década passada esteve à frente do Movimento Comunitário do Bairro de Fátima de Planaltina-DF. É liderança nas lutas pelos direitos da classe trabalhadora e tem participação de destaque nos Congressos Estaduais da CUT (Cencut/DF) e nos Congresso da Contracs-CUT, em Guarapari/ES.

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Selma Martins Cardoso

Incluir texto…

Delegados / Assessores

Delegado Representante Junto à Federação

  • Edinelza Antunes de Souza
  • Eli Carlos Rocha Evangelista 

Delegado Representante Junto à Federação – Suplente

  • Jorge Luiz Prates

Assessor de Imprensa

  • Robson Silva – Reg. Profissional 9552 – SRTE/DF