Diretoria Executiva
PRESIDENTA
Maria Isabel Caetano dos Reis
(Empresa Ipanema)
Mineira de Paracatu, ingressou no movimento sindical nos anos 1990 para combater a péssima administração que existia no Sindiserviços-DF – na época Sindilimpeza/DF. Em 1999, liderou o movimento de oposição que conquistou no voto a direção da entidade e que contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasília. Em 2002, após a eleição vitoriosa, o Sindiserviços-DF sofreu uma intervenção temporária da Justiça, devido à denúncia eleitoral infundada, feita pelo grupo de pelegos derrotados que destroçaram financeiramente o sindicato e desonraram as trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados no Distrito Federal (DF) por utilizar o sindicato para defender interesses pessoais e dos patrões. O que foi comprovado e levou os denunciantes a serem processados e condenados pela Justiça.
Dona Isabel é referência nacional e internacionalmente como liderança da CUT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT). Também é membro suplente da CUT no Conselho Regional do SENAC-DF. Sua liderança trouxe uma nova realidade política e patrimonial para o Sindiserviços-DF.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a categoria é referência nacional por transformar significativamente a realidade de atuação sindical, com comprometimento com o patrimônio da categoria e por conquistar reajustes salariais significativos, juntamente com tíquete alimentação acima da inflação e avanços sociais expressivos, garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria.
Dona Isabel faz questão de frisar que ainda há muito que lutar pela garantia do emprego, regulamentação da profissão com direitos e conquistas respeitadas, melhores salários, dignidade profissional com avanços sociais e qualidade de vida para os trabalhadores e seus familiares.
Em julho de 2016, por seu dinamismo, liderança e consciência de classe, a presidente do Sindiserviços-DF foi agraciada com o Prêmio MPT 10, concedido pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e em Tocantins (MPT da 10ª Região DF/TO).
SECRETÁRIA GERAL
Andréa Cristina da Silva (Empresa Apecê)
Com importante participação no movimento sindial desde 2004, a brasiliense de nascimento é parte integrante da história de conquistas do Sindiserviços-DF. Vai para a sua segunda gestão como secretária geral do sindicato, no que tem se notabilizado nas mesas de negociação com os patrões, com participação firme e pontual na defesa dos interesses da categoria.
Sua assistência é constante na base e no assessoramento à diretoria, além de ser referência na organização dos movimentos grevistas e de reivindicações de melhorias nas condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores.
Em 2016, representou o sindicato no II Encontro Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, que debateu políticas contra o assédio moral no trabalho.
Tem atuação proeminente nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comércio, promovido pela Contracs-CUT.
TESOUREIRO
Osmar Félix de Oliveira (Empresa Mastro’s)
Goiano do município de São Domingos, está no movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores desde 1999. Em 2002, esteve à frente do grupo de sindicalistas que varreram os pelegos do sindicato e participou da Junta Governativa que convocou novas eleições e derrubou a injusta intervenção no Sindiserviços-DF.
Tem ampla experiência na diretoria financeira da entidade, sendo um dos principais responsáveis por sua estruturação financeira e crescimento patrimonial, com rigor na prestação de contas e total transparência – marca registrada das direções cutistas.
Além da forte atuação no movimento sindical em defesa da categoria, é religioso atuante da Igreja Divino Espírito Santo, no Araponga, em Planaltina-DF.
É presença marcante e proponente de políticas em defesa da classe trabalhadora nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comércio, promovido pela Contracs-CUT.
DIRETOR DE POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Jorge Luiz Prates (Empresa JBC Limpeza e Conservação)
Trabalhou nas usinas de álcool no Sul de Minas Gerais. Integrou, em 1995, a direção da Associação dos Trabalhadores Terceirizados da Câmara dos Deputados (Astecom).
Foi presidente da mesa que elegeu a junta de retomada do Sindiserviços-DF, em 2002. No mesmo ano, foi eleito 2º secretário.
Foi delegado representante do Sindicato na Contracs-CUT e secretário de Combate ao Racismo de 2009 a 2012 da CUT Brasília.
Já participou de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e do Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comércio, promovidos pela Contracs-CUT.
DIRETORA DE FORMAÇÃO SINDICAL
Leiliane Araujo de Lima (Empresa Dinâmica)
Da nova geração de lideranças formadas na luta, passou a atuar firmemente no movimento dos trabalhadores em serviços a partir de 2005. Paraibana de Pombal, logo se destacou pela intensa participação nos principais movimentos da categoria.
Experiente, na gestão passada atuou como diretora de Assuntos Jurídicos e já foi secretária geral do sindicato.
Tem forte participação na organização do movimento sindical e liderança destacada nos movimentos grevistas e reivindicatórios da categoria.
Já participou como dirigente de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e do Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comércio, promovidos pela Contracs-CUT.
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Neurimar Maciel da Conceição (Global Serviços)
Ingressou no movimento sindical em 2007, na Comissão Eleitoral do Sindiserviços-DF. Atualmente, representa os trabalhadores terceirizados da empresa Dinâmica na Comissão de Combate ao Assédio Moral. Maranhense do município de Paraibano.
Foi uma das representantes no Congresso Nacional da CUT (Concut) em 2008. Em 2011 e 2015, foi delegada no Congresso da Contracs-CUT, em Guarapari/ES.
DIRETORA DE POLÍTICAS SOCIAIS E HABITACIONAIS
Ana Lúcia da Silva Lemos (Empresa Humana)
Brasiliense, ingressou no movimento sindical em 1998, juntando-se à oposição cutista. Desde a vitória sobre a direção pelega, tem participado ativamente de todas as lutas da categoria.
Foi suplente do conselho fiscal e delegada nos Congressos da CUT e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comércio, promovidos pela Contracs-CUT.
É atual secretária da Igualdade Racial da Confederação dos Trabalhadores do Serviço e Comércio (Contracs-CUT) e também atua no movimento comunitário desde 1996, junto à Associação dos Moradores do Córrego das Antas-DF.
DIRETORA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES E COMBATE AO RACISMO
Maria Helena Pereira Santos (Aposentada)
Nascida na Vizinha cidade de Curumbá de Goiás, já atuou por dois mandatos no Conselho Fiscal do Sindiserviços-DF. É participante assídua nas plenárias de organização dos trabalhadores e tem sido delegada nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e do Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT. Nos anos de 1990 militou no Movimento Sem Terra (MST) e na organização de mulheres. Também, nesse mesmo período, atuou coletivamente na defesa de benfeitorias para a comunidade na Associação de Moradores de Sobradinho II. É a atual Diretora de Política Para as Mulheres e Combate ao Racismo.
DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS
Raimundo Conceição Mascarenhas Filho (Empresa Juiz de Fora)
Maranhense de Buriti da Inácia Vaz, a partir de 2000 teve participação marcante nas comunidades de base no interior do Maranhão e Pará e na organização das associações de moradores no Povoado Belém (zona rural). No Distrito Federal (DF) está no movimento sindical desde 2007, compondo a nova geração de sindicalistas. Em 2013/2014 foi eleito para CIPA do Hospital de Base de Brasília (HBB). Participou do movimento estudantil no Grêmio Estudantil do Centro Educacional 02 do Guará II, atualmente é estudante de direito na Universidade Católica de Brasília. É presença marcante nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Suplentes da Diretoria Executiva
Antônio de Pádua Lemos (Aposentado)
Fundador e dirigente da Associação dos Cabineiros criada em 1985 e que foi responsável pela fundação do Sindicato dos Cabineiros, tendo obtido sua Carta Sindical em 1988. Em 1994 juntou-se a chapa de oposição do Sindilimpeza/DF, atual Sindiserviços-DF e desde 2005 é integrante da direção executiva do Sindiserviços-DF. Piauiense, tem atuação social comunitária como fundador e presidente da Associação dos Moradores do Córrego das Antas, juntamente com atuação religioso na Igreja Nossa Sra. do Rosário de Brasília. É o atual diretor de Comunicação e Imprensa do sindicato e tem intensa participação como dirigente em diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Edinelza Antunes de Souza (Empresa Dinâmica)
Atuante no movimento político e sindical, sempre esteve presente nas lutas e greves da categoria. É diretora do Sindiserviços-DF e delegada suplente da Confederação dos Trabalhadores do Serviço e Comercio (Contracs-CUT). Baiana de Mairi também tem atuação marcante como vice-prefeita de Quadra e faz parte da Liga Esportiva do Riacho Fundo II. Foi delegada do Orçamento Participativo do DF, responsável pela pasta de segurança do Riacho Fundo II. Representado do Sindiserviços-DF já participou de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Eli Carlos Rocha Evangelista (Empresa Dinâmica)
Da nova geração de dirigentes sindicais, iniciou sua atuação no movimento como delegado em 2007. É atual diretor suplente e tem representado o sindicato nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF e no Congresso Nacional da Contracs-DF (Vitória/ES). Faz parte do Grupo de Formação Jovens e Adultos da CUT Brasília. É membro do Conselho Nacional da Juventude, segmento vinculado ao Governo Federal.
Rosete de Sousa (Empresa Ágil)
É também da geração que afastou, pelo voto e pela defesa dos interesses da categoria, a pelegada do Sindiserviços. Atuando desde 1997, fez parte da chapa eleita em 1999. Maranhense de Matinha, ex-diretora suplente. Tem extensa participação em congressos e seminários voltados para decidir os rumos do movimento sindical. Representado do Sindiserviços-DF já participou de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Jacira Barreira do Nascimento Silva (Empresa Ipanema)
Nascida no município de Marabá, no Pará, entrou no movimento sindical em 1997. Identificada com a luta da categoria, foi muito importante na luta para tirar o Sindiserviços-DF das mãos do pelegos. Por sua liderança e atuação de fibra, vem sendo eleita para a direção da entidade desde então. Já foi secretária Geral, diretora Financeira e na gestão passada diretora de Comunicação e Imprensa. Como dirigente representou o Sindiserviços-DF em diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Jecy Jones de Oliveira Lima
Nascido em Codó (MA), Jecy Jones é casado, pai de quatro filhos e atua como AGP (Agente de Portaria) na empresa Humanas Serviços Gerais.
Sua trajetória no movimento sindical começou em outubro de 1994, quando integrou a Oposição Limpeza, grupo que buscava democratizar o então Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Limpeza Pública e Conservação (Sindlimpeza), hoje Sindiserviços. Na época, a Oposição enfrentava obstáculos para participar das eleições sindicais, mas Jecy permaneceu firme na luta pelos direitos dos trabalhadores terceirizados, especialmente em Brasília.
Após um período afastado da diretoria do Sindiserviços, foi eleito em 2020 para o quadriênio 2020-2024. Reconhecido por sua dedicação, foi reeleito em 2024 para mais um mandato (2024-2028), consolidando seu compromisso com a categoria.
Como dirigente sindical, Jecy acredita que “a maior arma do trabalhador é a união e a consciência de luta. Unidos, seguiremos firmes na construção de direitos e justiça social.”
Joaquim Oliveira de Andrade (Empresa Cristal)
Mineiro do município de Senhora do Porto está em seu segundo mandato na direção do Sindiserviços e é integrante militante do segmento Unidade na Luta. É liderança junto aos trabalhadores do seu local de trabalho. Encarregado de manutenção e portaria na Upis – Faculdades Integradas. Sua política de liderança é o dialogo e a luta pelos direitos da categoria. Nos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT, tem presença marcante.
Selene Siman (Empresa Juiz de Fora)
Ingressou no movimento sindical em 2002, exatamente no mesmo ano da bem sucedida campanha da categoria pela derrubada da intervenção judicial e expulsão dos pelegos da direção do Sindiserviços-DF. Nascida no município de Anápolis, em Goiás, tem participação decisiva no contato direto com a categoria e na organização dos movimentos grevistas e reivindicatórios. Ex-suplente da Diretoria Executiva, atualmente também exerce a função de secretária de Saúde do Trabalhador da CUT Brasília. Tem atuação destacada em diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Luiz Felipe Santos Ribeiro
Nascido em Sobradinho I, Brasília (DF), Luiz Felipe Santos Ribeiro iniciou sua trajetória profissional na empresa Dinâmica em 2018. Desde então, tem se mostrado um trabalhador comprometido e atento às questões da categoria, o que o levou a dar um novo passo: ingressar na luta sindical.
Eleito pela primeira vez, tomou posse no Sindiserviços em 16 de dezembro de 2024, trazendo consigo a energia de uma nova geração disposta a somar forças na defesa dos direitos dos trabalhadores. Para Luiz Felipe, o sindicato é a ferramenta fundamental para garantir avanços, e sua missão é fortalecer ainda mais essa construção coletiva.
Conselho Fiscal Efetivo
Pedro Coelho Rodrigues (Empresa Juiz de Fora)
Nascido em Cocal dos Alves, é outro piauiense da Unidade na Luta. Está atuando com intensidade no movimento sindical do Distrito Federal desde 2008. É atualmente membro efetivo eleito do Conselho Fiscal do Sindiserviços-DF. Religioso, é auxiliar de obreiro na Assembléia de Deus. Já participou como dirigente de diversos Congressos da CUT Brasília (CECUT/DF) e no Congresso Nacional dos Trabalhadores das Áreas de Serviços e Comercio, promovido pela Contracs-CUT.
Selma Martins Cardoso
Natural de Cristalina (GO), Selma Martins Cardoso conhece de perto a realidade dos trabalhadores terceirizados. Atuando como merendeira na empresa G&G desde 2017, sempre esteve atenta à importância da organização coletiva para garantir melhores condições de trabalho.
Em 2021, deu um passo a mais em sua trajetória ao ingressar no movimento sindical, assumindo o compromisso de defender os direitos da categoria e fortalecer a luta por dignidade e respeito para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Com garra e dedicação, Selma segue ao lado do Sindiserviços, lutando por avanços e valorização para a classe trabalhadora.
Marcondes José Maia
Natural de Limoeiro do Norte (CE), Marcondes José Maia carrega no sangue a garra de quem acredita na organização da classe trabalhadora. Desde que entrou no movimento sindical, em 2021, sua trajetória tem sido marcada pela dedicação e pelo compromisso com os direitos da categoria.
Atuando na empresa Juiz de Fora, Marcondes tem sido uma voz ativa na defesa dos trabalhadores, sempre atento às necessidades dos colegas e pronto para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho. Sua caminhada no Sindiserviços reflete a certeza de que a união é a chave para conquistar avanços para todos.
Suplentes do Conselho Fiscal
Mário Heider Oliveira Puca
Nascido em Barra do Corda (MA), Mario Heider Oliveira Puca conhece de perto os desafios enfrentados pelos trabalhadores da categoria. Com uma trajetória que começou em 2001, ele tem mais de duas décadas de experiência e vivência no setor, acompanhando de perto as lutas, conquistas e desafios da classe.
Sua longa jornada no segmento reflete um compromisso sólido com a valorização profissional e a defesa dos direitos dos trabalhadores. Mario acredita que um sindicato forte se constrói com engajamento e participação, e é por isso que segue contribuindo ativamente para o Sindiserviços, sempre com disposição para fortalecer a categoria.
Crislayne Kefem de Oliveira Spíndula
Nascida em Planaltina (DF), Crislayne Kefem de Oliveira Spindula tem uma trajetória marcada pelo compromisso com os direitos da categoria. Sua militância sindical começou em 2010, quando atuava em outra empresa, e seguiu firme até 2015. Após um período fora do movimento, retornou com ainda mais determinação ao ingressar na Juiz de Fora, onde já atua há três anos.
O reencontro com o sindicato aconteceu no momento da parceria com o Acqua Cerrado, e desde então, Crislayne tem sido uma entusiasta da mobilização coletiva, sempre incentivando colegas a se filiarem e fortalecerem a luta por melhores condições de trabalho. Com experiência e paixão pela defesa dos trabalhadores, ela segue contribuindo ativamente para o fortalecimento do Sindiserviços.
Maria dos Remédios da Silva Madeira (Empresa Ipanema)
É outra dirigente oriunda do movimento de oposição à direção pelega dos anos 1990. Piauiense de Palmeirais, já foi conselheira fiscal e é atual diretora suplente da diretoria executiva. Em 2002 também atuou na retomada do sindicato quando da intervenção da Justiça, por meio de denuncia eleitoral infundada. É dirigente atuante nos Congressos da CUT Brasília e nacional e Plenárias da Contracs-CUT.