Sindiserviços-DF fortalece a luta contra a privatização da CEB

| 0

Dona Isabel do Sindiserviços-DF

A direção do Sindiserviços-DF, sindicato que representa as trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados na Companhia Energética de Brasília – CEB, se uniu na manhã de ontem, quarta-feira 25/11, em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ao Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF), Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília), vários outros sindicatos, movimentos populares e parlamentares como a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), em Ato Contra à Privatização da Concessionaria de Energia no Distrito Federal (DF).

O Ato, assim como a greve dos trabalhadores da CEB e que está prevista para iniciar na próxima terça-feira, 1º de dezembro, tem por objetivo pressionar o GDF a destravar o diálogo entre o governador Ibaneis Rocha e o STIU-DF, sindicato que representa os trabalhadores da CEB – Companhia Energética de Brasília, e demais eletricitários no DF.

A direção do STIU-DF alerta que a privatização da CEB, prevista para 4 de dezembro, causará efeito devastador no sistema elétrico da capital federal e aumentos abusivos na conta de energia dos brasilienses. A exemplo do Amapá, que, há mais de 20 dias, sofre com o apagão que atingiu 90% da população, outros estados também arcam com as consequências da precariedade no fornecimento de energia elétrica devido à privatização.

Assista o que diz a deputada federal Erika Kokay (PT/DF)

O GDF quer entregar ao mercado 51% das ações da concessionária para captar cerca de R$ 2,2 bilhões, o que não justifica a privatização da holding, que faturou, em 2019, mais de R$ 4 bilhões. A privatização da CEB trará impactos negativos para a população do DF. Além do aumento na tarifa da conta de luz, existe maior risco de apagões por falta de manutenção nas atividades de fornecimento de energia, a terceirização da mão-de-obra e a precarização dos serviços.

A privatização da CEB impactará, ainda, a população mais vulnerável do DF – que poderá ficar sem acesso à energia elétrica -, a produção das empresas e a geração de emprego e renda. A CEB recebeu em fevereiro deste ano o prêmio Iasc – Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, por ser a melhor concessionária de energia do Centro-Oeste.

Rodrigo Rodrigues da CUT – Brasília

Com informações da CUT Brasília e STIU-DF