8 de março – Dia Internacional da Mulher – Sindiserviços-DF convoca a categoria para a Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

| 0

Por: Marlene Francisca da Silva (Empresa Ipanema) – Diretora de Políticas para as Mulheres e Combate ao Racismo do Sindiserviços-DF

O Sindiserviços-DF convoca as trabalhadoras e trabalhadores terceirizados no Distrito Federal (DF) para no próximo domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para com as demais categorias de trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade marcharem unidas pelo fim da violência contra as mulheres.

A Marcha, convocada pela Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasília, sairá às 7 horas do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, passará pela Praça do Buriti e se encerrará na Torre de TV, numa grande manifestação em defesa das mulheres, contra o machismo, o racismo, as agressões covardes e assassinatos (feminicídios) de mulheres.

Em 2018, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Distrito Federal assumiu o preocupante 5º lugar entre as unidades da Federação com a maior taxa de feminicídios por grupo 100 mil mulheres.

Em 2017, o DF estava em 10º lugar no levantamento. O índice revela crescimento de 52,3% nesse intervalo de tempo.

O crescimento das agressões físicas e psicológicas contra as mulheres tem sido absurdo, e infelizmente estão sendo praticadas por pessoas da nossa confiança; maridos, companheiros, namorados e parentes.

Outro importante dado que nos assusta, é que as agressões estão ocorrendo principalmente nos locais aonde mais deveríamos nos sentir seguras; nos nossos postos de trabalho, nossas residências ou casas de amigos e parentes.

Para que possamos nos proteger é necessário denunciar pela Central de Atendimento à Mulher, discando 180, ou na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, telefone: 3207-6195, ou no Sindiserviços-DF pelo telefone: 3579-9201.

Assim, estaremos fazendo valer o nosso principal instrumento de defesa, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que prevê punições mais rígidas para os agressores de mulheres e que mudou o trâmite das denúncias de violência doméstica.

Sindiserviços-DF – Unidas Somos Fortes!!!