Sindiserviços-DF é contra o machismo e luta pela valorização das mulheres

Por Imprensa Sindiserviços-DF – Robson Oliveira da Silva

As professoras e professores da rede pública de ensino no Distrito Federal (DF), a partir deste ano, passarão a instituir Campanhas Pedagógicas Permanentes de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres.

Para dar maior ênfase à Lei 5.806/17, o autor da proposição, deputado distrital Ricardo Vale (PT/DF), reuniu na manhã da sexta-feira 17, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), centenas de representantes de segmentos femininos sociais, religiosos, negros, políticos, jurídicos e sindicalista como a presidente Maria Isabel Caetano dos Reis e a diretora de Política Para as Mulheres e Combate ao Racismo do Sindiserviços-DF, Marlene Francisco da Silva.

Como representante do sindicato dos trabalhadores e das trabalhadoras terceirizadas no DF, Dona Isabel, com é mais conhecida na sociedade, exaltou à luta constante das trabalhadoras na limpeza e na merenda das escolas públicas por respeito profissional e reconhecimento social.

A sindicalista externou à tristeza da categoria, porque parte dos trabalhadores ainda não receberam o salário do mês de janeiro.

Grande parte, disse, que são mães de família, também não receberam o 13º salário.

Em outro momento da sua fala, Isabel destacou que “é triste, infelizmente, constatar que em muitos locais de trabalho elas são tratadas como se fossem invisíveis e poucos são os servidores e, até alunos, que as cumprimentam”.

O deputado Ricardo Vale disse que a escola é um dos primeiros locais de aprendizagem e convívio social das crianças e dos adolescentes.

“Sendo, portanto, papel do Poder Público efetivar práticas pedagógicas que estimulem a reflexão e a crítica sobre o machismo”, destacou o parlamentar.