Fim da greve com vitória dos educadores e continuidade das negociações

Imprensa Sindiserviços-DF – Robson Oliveira Silva

Com a presença maciça e aprovação da maioria, os professores (as) e coordenadores (as) da rede pública de ensino no Distrito Federal (DF), decidiram pelo encerramento da greve iniciada no último dia 4 de maio.

A assembleia geral de paralisação da categoria, realizada na manhã dessa quinta-feira 25, também contou com o apoio e presença de Jorge Luiz Prates, diretor de Formação Sindical do Sindiserviços-DF – sindicato das trabalhadoras e dos trabalhadores terceirizados na rede pública de ensino.

Entre os avanços considerados significativos pela categoria nas negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF), estão a incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (GAPED) e a Gratificação de Atividade de Suporte Educacional (Gase), juntamente com o comprometimento do GDF em negociar o calendário escolar sem contar o ponto dos educadores.

Esses itens foram considerados decisivos para o retorno da categoria para as escolas. Assim como, o comprometimento do governo por meio de documento assinado pela Casa Civil, Secretaria do Planejamento, Orçamento e Administração e a Secretaria de Estado da Educação, o que também garante a continuidade da mesa de negociação com os dirigentes do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).