Trabalhadores na limpeza da rede pública de saúde não receberam o 13° salário

Cerca de dois mil trabalhadores terceirizados na limpeza da rede pública de saúde do Distrito Federal (DF), empregados da Empresa BRA Serviços, estão com o 13° salário atrasado desde o último dia 21 de dezembro, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindiserviços-DF, sindicato que representa a categoria.

Sem garantia de recebimento imediato, a direção do Sindiserviços-DF informou que os trabalhadores deverão paralisar os serviços de limpeza e conservação nos hospitais, postos de saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS) em todo o Distrito Federal (DF).

Na tentativa de uma solução, o sindicato protocolou pedido de audiência com o Governador Ibaneis Rocha, encaminhou pedido de posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES/DF) e acionou o Tribunal de Contas (TCDF).

O Sindiserviços-DF também enviou comunicado para o Ministério Público do Trabalho (MPT) e aguarda se reunir em audiência pública com os donos da empresa e os representantes do Governo do Distrito Federal (GDF).

Atrasos constantes

A BRA Serviços é recorrente em atrasar os vencimentos dos seus empregados.

A empresa justificou por meio de documento não dispor de condições financeiras para arcar com o do 13º salário dos seus empregados, devido os constantes atrasos no recebimento das parcelas da prestação dos serviços para o GDF.

Explicação contestada pela direção do sindicato, que informou que a categoria não tem nada a haver com os desiquilíbrios e incompetências da relação comercial da BRA Serviços com a SES/DF.

O Sindiserviços-DF também fez questão de frisar que a empresa já recebe 1,12% nas parcelas contratuais todos os meses, valores destinados exclusivamente para a quitação do 13° salário.

Edital

A presidenta do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis (Dona Isabel), esclareceu que há anos vem alertando a Secretaria de Saúde sobre o sistema de contratação de empresas pela prestação dos serviços via apresentação de nota fiscal, após os serviços realizados.

Dona Isabel, destaca que a falta da realização de um edital de contratação, tem sido extremamente prejudicial para a categoria.

Que além dos constantes atrasos nos vencimentos, pagam suas contas também com atraso e ninguém se responsabiliza em ressarcir a pesada carga de juros ou repor a perda monetárias, finalizou.

Unidas e Unidos Somos Fortes!!!