Assembleia dos trabalhadores terceirizados aprova reajustes nos salários e no tíquete alimentação

Vídeo aprovação da Campanha Salarial 2022

Fotos: Ana Bering

A assembleia geral da data-base 2022, das trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados no DF, realizada no final da tarde dessa quarta-feira 15/12, aprovou por unanimidade o reajuste salarial de 10% para os salários de até R$ 3.300,00 e de 6% para os salários superiores a este valor.

Também foi aprovado o aumento no tíquete alimentação para toda a categoria e que passará a ser de R$ 38,00 por dia trabalhado.

A partir de 1º de janeiro do ano que vem, o menor piso salarial da categoria será de R$ 1.416,76. Já os trabalhadores terceirizados que recebem salários superiores a R$ 10.000,00 deverão negociar o reajuste salarial diretamente com os seus patrões.

E todas as demais clausulas que compõem à Convenção Coletiva de Trabalho permanecerão intactas.

Durante a Assembleia, a presidenta do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis (Dona Isabel), agradeceu aos presentes e ressaltou a importância da aprovação da Campanha Salarial, principalmente neste momento quando mais de 100 direitos trabalhistas estão sendo exterminados da CLT – Consolidação da Leis do Trabalho, juntamente com as garantias de organização sindical dos trabalhadores, com as famigeradas reformas trabalhistas, disse.

Sobre o processo de negociação com os patrões, Dona Isabel informou que a direção do sindico se manteve firme na mesa de negociação, diante da insistência patronal de querer retirar direitos e conquistas da categoria.

Ela destacou em sua fala “que a luta dos terceirizados nunca foi fácil, sempre sofremos com ameaças, constrangimentos e assédios de todas as formas para garantir os nossos empregos e os nossos direitos trabalhistas”, falou.

Participação e PEC 32

Para o diretor de Comunicação e Imprensa do Sindiserviços-DF, Antônio de Pádua Lemos, responsável pela leitura da ata de convocação da assembleia, lamentou à falta de mais trabalhadores na assembleia. Lembrou de assembleias anteriores com o estacionamento do Teatro Nacional superlotado.

Porém, Pádua, elogiou os presentes, destacando o espirito de luta dos seus colegas de profissão presentes na assembleia.

Para ele, são esses trabalhadores que participam ativamente da luta sindical que mantêm às crescentes conquistas da categoria, disse.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Rodrigo Rodrigues, parabenizou às trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados pelos avanços que estão conquistando com muita luta e organização na Convenção Coletiva de Trabalho.

Rodrigues alertou à categoria sobre os maléficos que poderão acontecer com a classe trabalhadora se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2021) for aprovada.

Disse que literalmente o governo vai vender o serviço público e os atingidos será à sociedade e os trabalhadores que pagarão caro e vão ficar sem saúde, educação e outros serviços gratuitos obrigatórios para a população.