Com normalização dos salários atrasados na limpeza da Saúde, Sindiserviços-DF convoca toda a categoria para Assembleia Geral da Data-Base 2022

Infelizmente, o final de semana para cerca de dois mil pais e mães de família e que são empregados da Empresa BRA Serviços, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-DF) para a prestação dos serviços de limpeza e conservação da rede pública de saúde, foi de greve para reivindicar os salários e tíquete alimentação de novembro, que estavam atrasados desde o último dia 7 de dezembro, 5° dia último do mês, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Muitos, mesmo sem condições financeiras de pagar as contas atrasadas ou as despesas diárias e emergenciais, devido os constates atrasos no recebimento dos seus vencimentos, estão retornando para os postos de  trabalho nesta segunda-feira (13), após a quitação da divida, foi o que informou a direção do Sindiserviços-DF – sindicato que representa a categoria.

Durante o movimento paredista e que começou na sexta-feira (10), os trabalhadores cumpriram rigorosamente com a Lei de Greve e mantiveram a permanência de 30% dos serviços em funcionamento, disseram os diretores.

Os sindicalistas também alertaram que a adesão ao movimento de greve foi fator determinante para que suas reivindicações fossem atendidas, mesmo que com seis dias de atrasos salariais.

Assembleia da data-base e licitação
A presidenta do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis (Dona Isabel), informou que na próxima quarta-feira (15), a partir das 17 horas, no estacionamento do Teatro Nacional de Brasília, espera contar com a participação maciça de toda a categoria na Assembleia da Data-Base, que decidirá os índices do reajuste salarial e tíquete alimentação, juntamente com todas as demais clausulas que estarão em vigor na próxima na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Também protestou contra os constantes atrasos nos salários e benefícios dos empregados da Empresa BRA Serviços.

Ela esperava que a categoria não precisasse ter que fazer greve neste final de ano, principalmente por se tratar da limpeza hospitalar, área prioritária no atendimento à população, ainda mais nesses tempos de pandemia, afirmou.

Dona Isabel disse que tem alertado a Secretaria de Saúde do DF pela realização do edital de licitação para a contratação dos serviços terceirizados de limpeza na rede pública de saúde no DF.

O atual e antigo sistema de contratos de prestação dos serviços via apresentação de nota fiscal, após os serviços realizados, não traz segurança aos contratos e gera constantes atrasos salariais, prejudicando significativamente milhares de humildes trabalhadores terceirizados, finalizou.