Sem salários e tíquete alimentação, greve continua na limpeza da rede pública de saúde

Sem nenhum posicionamento quanto ao recebimento do salário e tíquete alimentação, cerca de dois mil empregados da Empresa BRA Serviços, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/DF) para a limpeza, conservação e higienização dos hospitais regionais, Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB), Hospital de Apoio, UBS – Unidade Básica de Saúde, e postos de saúde no Distrito Federal, prometem intensificar a greve no final de semana com a adesão de mais trabalhadores terceirizados.
O movimento paredista teve início na manhã desta sexta-feira (10). Conforme informou a presidente do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis (Dona Isabel), com exceção do Hospital Regional do Gama, a categoria cruzou os braços em todos as demais unidades da na limpeza da rede pública de saúde no DF.
Dona Isabel também esclareceu que nem a Empresa BRA Serviços ou a Secretaria de Saúde, haviam se pronunciado sobre o pagamento dos salários e tíquete alimentação da categoria e que está atrasado desde o último dia 7 de dezembro, 5º dia útil do mês, conforme determina a Convenção Coletiva do Sindiserviços-DF, disse.
Atrasos e licitação
A presidente do Sindiserviços-DF destacou que a BRA Serviços é recorrente em atrasar os salários e benefícios dos seus empregados.
Ela esperava que a categoria não precisasse ter que fazer greve neste final de ano, principalmente por se tratar da limpeza hospitalar, área prioritária do atendimento à população, principalmente nestes tempos de pandemia.
Dona Isabel estranha e destaca que parece não ser essa a visão da Secretaria de Saúde do DF, pois há anos não realiza o edital de licitação, preferindo manter contratos de prestação dos serviços via apresentação de nota fiscal, após os serviços realizados.
No que, ressaltou, a prática não traz segurança aos contratos e gera constantes atrasos salariais, prejudicando significativamente milhares de pais e mães de família, finalizou.