Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

| 0

Para a direção do Sindiserviços-DF – Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Terceirizados, a data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, significa o fortalecimento da consciência ética e ampliação da luta contra o racismo e combate ao crescimento dos casos de discriminação profissional, assédio moral e sexual, sofridos diariamente pela categoria.

No Distrito Federal (DF), em pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 2018, dos 2.881.854 habitantes, 57,6% (1.659.995) compõem a população de negra.

E 63% dos homens negros e 46% das mulheres negras trabalham nos ramos do comércio e serviços. Sendo significativo o percentual de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados.

A direção do Sindiserviços-DF além de promover e participar intensamente das campanhas de conscientização contra a discriminação racial, tem na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) diversas clausulas que garante a igualdade de direitos e benefícios, o que tem fortalecido à luta pela consciência ética de classe.

Manifestação pelo respeito à Consciência Negra

Na sexta-feira, dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, às 10 horas, em frente à Fundação Palmares, vamos todos e todas marcar presença às 10h em frente à Fundação Palmares, instituição pública que foi criada especialmente para a promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

A manifestação, além demonstrar respeito à história de luta e resistência em que o líder Zumbi do Quilombo dos Palmares – um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão e que foi brutalmente assassinado em 1695, servirá para demonstrar o repúdio ao Governo Bolsonaro na figura do racista Sergio Camargo Nascimento, que, embora seja negro, ofendeu reiteradas vezes os representantes do movimento, atacou a memória de Zumbi, insultou o povo de terreiro e questionou o Dia da Consciência Negra.

Live

Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista. A frase da filósofa e militante do movimento negro, Ângela Davis, é uma das divulgadas entre os dirigentes da CUT para convidar os trabalhadores e as trabalhadoras de todo país para assistir a live da CUT na próxima sexta-feira (20). A atividade é para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Serão duas horas de programação com cultura, música e muita informação de combate ao racismo e dados sobre a realidade da população negra no mundo do trabalho e na vida. Acesse, a partir das 15 horas, o Facebook e Youtube da CUT Brasil.

Com informações – CUT, CUT-DF, Sindicato dos Bancários e Codeplan