Futuro secretário de Trabalho pretende restringir terceirizações no DF

João Pedro Ferraz (PPL) foi escolhido nessa terça-feira (27/11) pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) para comandar a pasta

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Ana Luiza Vinhote

ANA LUIZA VINHOTE

28/11/2018 14:49 . atualizado em 28/11/2018 15:25

Escolhido para ser o secretário de Trabalho no governo de Ibaneis Rocha (MDB), João Pedro Ferraz (PPL) reafirmou nesta quarta-feira (28/11) a promessa de campanha do futuro chefe: incentivar a geração de emprego e renda para alavancar a economia da capital.

Ao Metrópoles, o ex-procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT) disse que esse será um dos principais desafios da sua gestão. “O desemprego no Brasil é acentuado e o Distrito Federal é uma região que não possui nenhum polo industrial. Também vamos investir na capacitação profissional dos jovens visando o primeiro emprego”, comentou.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Segundo Ferraz, que foi candidato ao Senado Federal neste ano, a pasta apoiará o micro e pequeno empreendedor, outra bandeira da campanha do emedebista. “Eu apoiava Ibaneis desde a época das eleições, pois temos uma relação pessoal e profissional, mas, ontem, a equipe de transição me convidou e eu aceitei”, conta.

O futuro secretário também se posicionou contrário às terceirizações. “Quando é feita de forma responsável, com salários corretos, por exemplo, tudo bem, mas do jeito que está eu sou totalmente contra. A legislação precisa melhorar. E enquanto eu estiver à frente da secretaria, vou restringir”, garantiu.

Ferraz vai se reunir pela primeira vez na tarde desta quarta, às 16h, com o grupo de transição. O encontro ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). “Eles vão apresentar um relatório sobre a situação no DF. A partir disso, vou buscar junto ao governador e aos órgãos federais recursos para atender o cidadão da melhor forma possível”, disse.

Desemprego
Levantamento divulgado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), nesta quarta-feira (28), mostra que a taxa de desemprego no DF aumentou de 17,9% em setembro para 18,4% em outubro. O número de ocupados diminuiu 0,9% e foi estimado em 1,363 milhão de pessoas em outubro – 12 mil a menos do que no mês anterior. Ao total, são 308 mil pessoas desempregadas na capital da República.