Sindiserviços DF busca na justiça pagamento do adicional de insalubridade aos empregados da Real JG, que prestam serviços na rodoviária

Sindiserviços DF  busca na justiça pagamento do adicional de insalubridade aos empregados da Real JG, que prestam serviços na rodoviária

O Sindiserviços DF entrou com ação na justiça, requerendo o pagamento do adicional de insalubridade pelo grupo Real JG para os trabalhadores que prestam serviços na rodoviária. O Sindicato quer que a Justiça determine que a empresa pague o adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para todos os trabalhadores. Ainda não há prazo para decisão.“Infelizmente, a Justiça não é célere da forma que gostaríamos, ainda mais, tratando-se de ação coletiva que envolve centenas de trabalhadores, mas o Sindicato vai até as últimas instâncias para defender o direito dos trabalhadores”, afirma Raimundo Mascarenhas, diretor do Sindiserviços.

Adicional de insalubridade é um benefício previsto por lei que visa compensar os trabalhadores que estão expostos a condições de trabalho insalubres, ou seja, que podem prejudicar sua saúde e bem-estar. Esse adicional é um acréscimo no salário em percentuais que variam conforme o grau de risco a que o trabalhador está exposto.

Todo trabalhador que exerce atividades em condições insalubres tem direito ao adicional de insalubridade. A determinação da insalubridade pode ser feita por meio de laudos técnicos ou por legislação específica, dependendo do caso.