Sindiserviços DF busca na justiça pagamento do adicional de insalubridade aos empregados da Real JG, que prestam serviços na rodoviária
O Sindiserviços DF entrou com ação na justiça, requerendo o pagamento do adicional de insalubridade pelo grupo Real JG para os trabalhadores que prestam serviços na rodoviária. O Sindicato quer que a Justiça determine que a empresa pague o adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para todos os trabalhadores. Ainda não há prazo para decisão.“Infelizmente, a Justiça não é célere da forma que gostaríamos, ainda mais, tratando-se de ação coletiva que envolve centenas de trabalhadores, mas o Sindicato vai até as últimas instâncias para defender o direito dos trabalhadores”, afirma Raimundo Mascarenhas, diretor do Sindiserviços.
Adicional de insalubridade é um benefício previsto por lei que visa compensar os trabalhadores que estão expostos a condições de trabalho insalubres, ou seja, que podem prejudicar sua saúde e bem-estar. Esse adicional é um acréscimo no salário em percentuais que variam conforme o grau de risco a que o trabalhador está exposto.
Todo trabalhador que exerce atividades em condições insalubres tem direito ao adicional de insalubridade. A determinação da insalubridade pode ser feita por meio de laudos técnicos ou por legislação específica, dependendo do caso.