CUT-DF e sindicatos celebram 1º de maio com ato político-cultural, em Ceilândia

A tradicional celebração da data será na região administrativa mais populosa do DF, que concentra milhares de trabalhadoras e trabalhadores

Publicado: 18 Abril, 2023 – 14h04 | Última modificação: 18 Abril, 2023 – 14h44

Escrito por: Leandro Gomes

notice

Vem aí o 1° de maio! Para celebrar a data, as lutas e as conquistas da classe trabalhadora ao redor do mundo, a CUT-DF realizará um ato político-cultural, em Ceilândia, região administrativa mais populosa do Distrito Federal. A atividade será na Praça da Feira Central, a partir das 10h.

A escolha de Ceilândia como local para celebração da data não foi por acaso. Além de concentrar milhares de trabalhadoras e trabalhadores ─ o que aproxima ainda mais a CUT e sindicatos filiados da base ─ a cidade desempenhou papel fundamental na construção de Brasília e, ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais polos dos movimentos sociais, da cultura, das artes e da resistência do DF.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, destaca que, além de celebrar a data, a ideia é que a atividade seja uma oportunidade para dialogar com as trabalhadoras e os trabalhadores sobre a luta por direitos. O sindicalista lembra ainda que, apesar da mudança no cenário político ─ com a eleição de um governo alinhado aos interesses do povo brasileiro ─, a mobilização deve ser permanente.

“Só a organização da classe trabalhadora foi capaz de construir as conquistas que adquirimos ao longo dos anos. Agora, é fundamental que continuemos mobilizados para reconquistar os direitos perdidos e garantir uma vida mais digna para todas e todos”, disse.

1º de maio, um dia de luta

Rodrigues reforça ainda o verdadeiro significado do 1º de maio, conhecido em todo o mundo como o Dia do Trabalhador, as que é uma data marcada pela luta e resistência da classe trabalhadora por dignidade e melhores condições de trabalho.

“Os patrões e governos podem até tentar reinventar a memória da data, com festas, comemorações e presentes, mas a história já está escrita. Dia 1º de maio é dia de luta! É o dia em que trabalhadoras e trabalhadores de se unem em uma só voz contra a injustiça”, finalizou.

Veja a história do 1º de maio e outras curiosidades do mundo do trabalho no jornal 1º de Maio da Classe Trabalhadora.

Baixe aqui.