Documentário “A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas”

“A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas”, lançamento 31 de março, no Teatro dos Bancários, às 19h., entrada gratuita

Por CUT-DF

CUT-DF – Central Única dos Trabalhadores, lança documentário sobre machismo no meio sindical “A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas” traz depoimentos de 35 mulheres que enfrentaram a desigualdade de gênero e se tornaram protagonistas da luta de classe No mês de luta das mulheres, a CUT-DF (Central Única dos Trabalhadores do DF) lançará o documentário “A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas”.

A obra fala sobre desigualdade de gênero, machismo e a importância das mulheres no meio sindical. O lançamento será dia 31 de março, no Teatro dos Bancários, às 19h. Entrada gratuita. Idealizadora do projeto, a secretária de Mulheres da CUT-DF, Thaísa Magalhães, conta que a ideia do documentário nasceu da constatação de que o machismo enraizado no Brasil é praticado também dentro dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras. “Tentam nos calar.

Quando querem que participemos das direções sindicais, se querem, nos dão pastas sem poder decisório. Quando tentamos colocar nossas opiniões, somos retaliadas, excluídas politicamente. Mas a verdade é que a luta de classe é sustentada, majoritariamente, pelas mulheres trabalhadoras desse Brasil. Não vão nos calar.

A voz é nossa”, diz Thaísa Magalhães. No documentário de pouco mais de 1 hora, 35 mulheres sindicalistas do DF e do Brasil contam histórias jamais publicadas, mas que marcaram suas vidas.

Elas falam de como conheceram o movimento sindical, das retaliações que sofreram por serem mulheres, das violências vividas por companheiros de luta, da rede de apoio – normalmente feminina – para enfrentar as dificuldades e da vontade de transformar o mundo.

Serviço:

Lançamento do documentário “A voz é delas: histórias não contadas de mulheres sindicalistas”

Data: 31 de março, sexta-feira, às 19 horas

Local: Teatro dos Bancários, 314/315 Asa Sul Entrada franca